OFF

Post Reply
User avatar
Ari
Posts: 128
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: Brazil
Contact:

OFF

Post by Ari »

Ola

Alguem sabe como gravar imagem dentro do MySQL ? me parece que tem que usar o campo BLOB mas não achei nada de exemplo.

Ari
User avatar
Maurilio Viana
Posts: 252
Joined: Tue Oct 25, 2005 2:48 pm
Location: Garça/Garza/Heron City - Brazil
Contact:

Re: OFF

Post by Maurilio Viana »

Ari, você está usando alguma classe específica para o manejo de dados com MySQL?
Tipo a classe TODBC do Fivewin, ou SQLRDD ou a SQL Lib, ou ainda a classe TMySQL do xHarbour.org?
Eu uso o SQLRDD do xHarbour comercial + Fivewin, entretando com banco de dados Firebird e gravo fotos ou qualquer outro tipo de arquivo completo em campos do tipo Blob sem nenhum problema, com um replace comum como se fosse um DBF. O SQLRDD trata as APIs internas certinho...

Agora, só uma dica: postar uma mensagem em português neste forum em inglês, as chances de alguém te ajudar ficam pequenas :D
So mesmo quando passa algum brasileiro por aqui...

[ ]'s
Maurilio
User avatar
Ari
Posts: 128
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by Ari »

tá dando certo, o pessoal responde, sabe eu nem reparei que era em ingles. rs...

então... eu nao aguentei esperar o o RDD e fiz umas classes e uso aquela TMySQL da contribuição harbour, tive que fazer umas adaptações que no inicio esta classe nao tinho o Bof e Eof(), tive que usar xcomand para trocar algumas instrucoes ..hoje jah me acostumei a escrever em SQL

eu fiz uma classe semelhante a TDBF eu chamo a minha de TSQL() é igualzinho mas ai tem umas chamadas para a TMYSQL tive que mudar os pontos de delete(), append()..etc.. mas hoje tá tudo certo..

obrigado
Ari
User avatar
Ari
Posts: 128
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by Ari »

como minha aplicação é client/server a minha ideia é jogar as imagens dentro de um campo no MySQL e qualquer estação abrir a imagem: o que eu nao sei é:

1) como gravar a imagem no mysql
2) como recuperar pelo Five a imagem

Ari
Rossine
Posts: 343
Joined: Tue Oct 11, 2005 11:33 am

Post by Rossine »

Olá Maurilio,
Tipo a classe TODBC do Fivewin, ou SQLRDD ou a SQL Lib, ou ainda a classe TMySQL do xHarbour.org?
Eu uso o SQLRDD do xHarbour comercial + Fivewin, entretando com banco de dados Firebird e gravo fotos ou qualquer outro tipo de arquivo completo em campos do tipo Blob sem nenhum problema, com um replace comum como se fosse um DBF. O SQLRDD trata as APIs internas certinho...
Depois eu irei precisar de uma ajudinha sua em relação o SQL, claro se não for pedir demais hehehe.

Abraços,

Rossine.
User avatar
Maurilio Viana
Posts: 252
Joined: Tue Oct 25, 2005 2:48 pm
Location: Garça/Garza/Heron City - Brazil
Contact:

Post by Maurilio Viana »

Rossine:
Estou à sua disposição. Quando precisar, é só "e-meiar": mau.viana@gmail.com

Ari:
Me lembro de um RDD pra MySQL do xHarbour.org desenvolvida pelo meu xará (Maurilio Longo) da Itália. Eu até tinha testado coisas simples como replaces com _, numero, etc, mas nao com imagens...
Se vc tiver a documentação dessa TMySQL ou o codigo fonte, talvez dê pra analisar pra verificar se possui este recurso... Vou dar uma xeretada nisso. Esta em www.xharbour.org ?

E já aproveito pra te dar um toque: quando eu mexi com este esquema de gravar a imagem no banco de dados, era para um sistema de imobiliária. O cara cadastrava vários ambientes de cada residência. O problema é que ele gravava uma figuras gigantescas. E ficar trafegando esse tipo de dado na rede não é bom. Imagine só uma casa com 8 arquivos de imagem gravadas. Quando ele acessava o registro eu tinha que recuperar do BD e salvar como arquivo temporario pra visualizar, era demorado, então fiz assim: em uma tabela eu gravava os thumbnails (as imagens reduzidas) e eram essas que eu puxava e mostrava em miniatura na tela. Se ele quisesse ver a imagem em tamanho natural ele clicava nelas, aí sim eu recuperava o arquivo em tamanho real do BD.

[ ]'s
Maurilio
User avatar
Ari
Posts: 128
Joined: Fri Feb 03, 2006 4:21 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by Ari »

quando eu baixei ficava no site do harbour.org o original é uns arquivo de contibuição .. aminha que tenho aqui tá modificada .. e já outro dia vi que atualizaram ela, colocando mais recursos.. e nem mudei porque tinha que ficar vendo o que mudou..deixei quieto..

vou ver se acho e posto aqui

Ari
Post Reply